POR ONDE CAMINHAMOS

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ENCUMEADA - FAJÃ DAS ÉGUAS - LOMBO DO MOURO


Passeio pedestre entre os picos mais altos da ilha (Pico do Areeiro 1818m – Pico Ruivo 1862m - Achada do Teixeira), situados no maciço montanhoso oriental, área que está incluída no Parque Natural da Madeira que integra as áreas de Rede Natura 2000 da região. Ao longo do percurso, podemos contemplar paisagens deslumbrantes e explorar a biodiversidade característica do habitat de montanha. A presença de fauna e flora endémica da ilha e exclusiva deste habitat confere a este maciço um elevado valor científico.
A flora caracteriza-se pela ocorrência de uma grande variedade de espécies endémicas, das quais se destacam a violeta-da-madeira Viola paradoxa e a orquídea-das-rochas. Na fauna, espécies de aves endémicas da Macaronésia podem ser observadas como o corre-caminhos e o andorinhão-da-serra . Também é possível encontrar outra fauna endémica da ilha como a lagartixa-da-madeira e a tarântula-da-madeira.

53 Fotografias














sábado, 24 de janeiro de 2015

PALHEIRO FERREIRO - MONTE- LEVADA DOS TORNOS

Olá meus amigos, cá estamos novamente para vos dar a conhecer mais um percurso. Esta Levada tem início nas Babosas, situado na freguesia do Monte. Começamos a descer em direção a cabine do teleférico, a partir daí, basta seguir as indicações. Ao longo desta Levada irá admirar várias espécies de flora e fauna da região. Por vezes irá admirar fantásticas paisagens sobre a baía do Funchal, oferecendo uma perspectiva completa da cidade como pano de fundo o azul profundo do Oceano Atlântico que banha a nossa ilha.
No final do percurso, chegará a zona do Palheiro Ferreiro, onde poderá desfrutar de uma panorâmica diferente sobre a cidade do Funchal. É um percurso bastante agradável de fazer com paisagens de cortar a respiração.

42 fotografias













terça-feira, 13 de janeiro de 2015

LEVADA FAJÃ DAS ÉGUAS

Bom tempo, faz sol e novamente o nosso grupo de amigos estivemos preparados para mais uma aventura pelas nossas veredas e levadas, testemunhando o engenho dos nossos antepassados e actualizando, sempre, os conhecimentos que nos deixaram. Desta vez caminhamos pela levada da Fajã da égua. Com bolsa as costas e botas adequadas fomos caminhando para mais esta aventura que levou-nos a admirar a beleza deste local em particular. 
Vejam as fotos deste passeio.

70 fotografias